segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tudo sobre drenagem Linfática

DRENAGEM LINFÁTICA

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é Drenagem Linfática?
A primeira coisa que se deve saber é que não se trata de uma técnica simples que qualquer um pode fazer em casa. A drenagem linfática exige estudos especializados para que os movimentos sejam aplicados na região correta e com uma intensidade específica, só assim os efeitos aparecerão. O método deve ser praticado por profissionais capacitados, que saibam e conheçam a anatomia e fisiologia humana, para que a prática não seja empregada de forma incorreta.
Seu principal objetivo é aprimorar algumas das funções do sistema linfático, trazendo vários benefícios, como redução de edemas linfáticos, edemas pós-operatórios, linfedemas, celulite, retenção hídrica, acne, entre outros problemas.

A Drenagem Linfática funciona sozinha?
Sim, dependendo do que se espera do procedimento. Para reduzir a retenção hídrica e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem oferece excelentes resultados. Para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se associar o uso de ultra-som (ondas eletromagnéticas que facilitam a dissolução de nódulos e de gordura) ou a endermologia (aparelho que realiza massagem profunda estimulando a circulação linfática, destruindo células de gordura e dissolvendo nódulos de celulite). Na verdade a drenagem pode ser associada a quase todos os procedimentos estéticos, para isso é essencial uma boa ficha de anamnese onde a profissional irá indicar o melhor procedimento para cada cliente.

Como a Drenagem combate a celulite?
Quaisquer que sejam as causas da celulite — má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress — ela começa com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar nódulos e a temível aparência de “casca de laranja”. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquidos, permitindo assim a melhora na circulação e mais oxigenação da área afetada.

A Drenagem elimina gordura?
Não, no entanto quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdome, coxas e culote. Dessa forma, ela ativa o metabolismo favorecendo a queima dos estoques de gordura excedentes no corpo.

É normal sentir dores durante a Drenagem?
A dor não deve estar presente durante a massagem de drenagem, quando isso ocorre é porque está sendo realizada com muita pressão, o que não é correto. Salvo, em casos de pós-operatórios, seja lipoaspiração ou qualquer outra cirurgia plástica que requeiram a drenagem linfática, é normal que o paciente sinta a pele dolorida na hora das manobras, mas devido à cirurgia e nunca devido à massagem em si. 

Uma vez que o sistema linfático é sensível e superficial, para conseguirmos drenar o líquido excedente é preciso que os movimentos sejam rítmicos e leves. A massagem deve ser agradável para a pessoa que está recebendo por isso as manchas roxas tampouco devem aparecer. 


Quando a Drenagem é mais indicada? 
Além de amenizar quadros de celulite, retenção de líquidos e eliminação de toxinas, as mulheres que têm histórico de problemas circulatórios também são beneficiadas com a ação da drenagem. Altamente recomendável para gestantes após o terceiro mês, pois auxilia no alívio dos membros inferiores e edemas. Excelente também para outros problemas femininos, como a tensão pré-menstrual (TPM) e como auxílio durante a menopausa. 
Alguns profissionais defendem que ela age sobre a flacidez da pele, já que facilita a oxigenação local, a organização das células e as fibras de sustentação principalmente quando associada à endermologia. Essencial e fundamental no pré e pós-operatório, pois prepara o tecido antes da intervenção e auxilia o organismo a se reorganizar nas semanas seguintes aliviando desconfortos inerentes durante esse período. 


Quantas sessões são indicadas para os primeiros resultados? 
Recomenda-se um mínimo de dez sessões para um resultado efetivo. No entanto desde a primeira sessão já se observa melhora visível no edema, na circulação, e também no funcionamento do aparelho digestivo. 


Há algum caso em que a Drenagem é contra-indicada?
Ela é contra-indicada para mulheres com diagnóstico de tumores, trombos, abscessos e nódulos não-identificados, problemas renais ou qualquer tipo de infecção. Em gestantes somente após o terceiro mês de gravidez e impreterivelmente com prescrição médica.

Fonte: Esteticista Lilian Wakebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário